Comprar apartamento em Braga: Em projeto ou pronto a habitar?

30-05-2019

6 Vantagens na compra em projeto 

Esta é uma das primeiras dúvidas que surgem ao longo do processo de escolha de um imóvel, a compra de um apartamento pronto a habitar ou a compra de um apartamento em projeto. Ambas as situações possuem vantagens porém, quando a necessidade não é imediata e podemos aguardar o tempo de construção, sem dúvida que as vantagens de comprar um apartamento em projeto serão bastante atrativas:

1 · Personalização

A personalização faz parte de um processo que lhe irá proporcionar maior satisfação, dado que tem a possibilidade de escolher os acabamentos que mais se identificam com a sua personalidade e adequar as funcionalidades do apartamento ao seu estilo de vida. Um apartamento personalizado desde a sua raiz, permitirá criar a sua "casa de sonho" . Num apartamento já pronto a habitar, poderá sempre existir a necessidade de se efectuarem pequenas obras, para que o apartamento se molde aos seus gostos pessoais. Por esse motivo, deverá avaliar o esforço financeiro que acresce ao valor da compra.

2 · Acompanhamento do projeto

Ao acompanhar o processo, poderá verificar a qualidade dos materiais aplicados e o método construtivo utilizado pela empresa construtora. Desta forma, poderá atestar o cumprimento de todas os normas de qualidade que irão determinar os níveis de certificação térmica e acústica.

3 · Preço de lançamento

Numa primeira fase, grande parte dos apartamentos vendidos em projeto, apresentam sempre um preço de lançamento. Posteriormente, os imóveis poderão sofrer alterações em termos de valor comercial de venda. Assim sendo, comprar numa primeira fase potenciará uma economia considerável na aquisição do imóvel.

4 · Escolher a localização do apartamento no empreendimento

Comprar em projeto irá permitir-lhe escolher a localização do seu apartamento, isto é, poderá escolher o número do piso que pretende habitar e a sua localização em termos de exposição solar. Num empreendimento já pronto a escolha deverá cingir-se aos apartamentos disponíveis.

5 · Investimento Imobiliário nos empreendimentos em projeto

Em termos de investimento existe um potencial considerável de valorização do imóvel depois de pronto. O investidor poderá obter uma maior rentabilidade no que concerne à sua venda posterior ou arrendamento.

6. Pagamento faseado

Dado que ocorre sempre um período médio de dezoito meses, desde o início do projecto até ao fim da obra, o investimento acontece em fases diferentes. Após reserva efetiva do apartamento, será sinalizada uma percentagem do valor. O investimento final será apenas entregue aquando do ato da escritura. Durante esse período, poderá obter todas as condições para a aprovação do crédito habitação e inclusivamente colocar em prática um plano de poupança, o que poderá conduzir à solicitação de um crédito habitação menor que o previsto inicialmente.

Recomendações:

Na hora de optar pela compra em projeto, deverá selecionar criteriosamente uma empresa sólida no mercado da construção civil, de modo a garantir o seu investimento.