Energia renovável: Bomba de calor ou painéis solares?

Nos dias de hoje, os painéis solares térmicos estão a desaparecer dos telhados dos edifícios, situação que ocorre igualmente em imóveis com classificação energética " A+".
Este facto tem
causado alguma estranheza, especialmente nos consumidores que pretendem adquirir
imóveis amigos do ambiente e com energia solar "gratuita", que ao longo dos tempos sempre foi associada aos
painéis solares.
Uma nova forma de aquecimento de água, utilizando a energia térmica é a bomba de calor AQS (aquecimento de águas sanitárias).
Mas como funciona?
De forma ecológica, a bomba de calor extrai o calor do ar, aumenta a sua temperatura e aproveita-a para produzir calor.
No Inverno, quando mais precisamos de água quente, o painel solar acaba por ter o seu desempenho diminuído pela falta do Sol, típica da época do ano.
A bomba de calor permite a produção de água quente sanitária através de um ciclo termodinâmico, que aproveita a energia do próprio meio ambiente (ar renovável) possuindo elevado desempenho mesmo no Inverno.
." De uma forma simplificada uma bomba de calor que possui um SCOP de 4, com 1 unidade de energia, podemos obter 4 unidades de calor."
Em termos regulamentares a utilização de bombas de calor para aquecimento de águas já é reconhecida como energia renovável pela Agência para a Energia (ADENE) desde que:
- Coeficiente de desempenho sazonal "SCOP" relativo a bombas de calor elétricas corresponde a SPF > 2,5.
- O contributo renovável seja calculado de acordo com o previsto no n.º 7 do Despacho n.º 15793-H/2013
Estes equipamentos evoluíram de tal forma, que possuem diversas funções, permitindo-nos controlar a sua utilização, proteção anti-legionela e possuem uma manutenção muito reduzida.
A bomba de calor, encontra-se neste momento, no topo das soluções mais eficientes do mercado, para o aquecimento de água. Com classe energética A+, chega a ser 3 vezes mais eficiente do que os termoacumuladores convencionais.
Colaboração: Engenheiro André Ferreira
